domingo, 19 de dezembro de 2010

UM Fenômeno chamado UFC





A sigla em inglês para Artes Marciais Mistas se refere a uma modalidade de luta onde são permitidos golpes e técnicas de luta no chão (judô, jiu-jitsu e wrestling) e em pé (boxe, muay thai e caratê). Antigamente chamado de Vale Tudo, o esporte foi criado no Brasil na década de 30 pela família Gracie, com o objetivo de mostrar a superioridade técnica da arte marcial difundida entre o clã: o Jiu-jjtsu Gracie.

Nessa época, as lutas eram desenvolvidas sem limite de tempo, luvas ou regras e regulamentos que garantissem a integridade física dos lutadores. Os confrontos eram, basicamente, entre praticantes de modalidades distintas que tentavam subjugar umas as outras. Foi neste contexto que os irmãos Gracie venceram diversos confrontos, popularizando o jiu-jitsu e dando fama internacional ao sobrenome da família.

Um dos maiores combatentes do UFC foi o então senador pelo Arizona John McCain (aquele mesmo, duas vezes candidato a presidente dos EUA), que chegou a classificar o UFC como uma “briga de galo entre homens”. A atuação de McCain junto às comissões atléticas dos estados americanos foi fundamental para o banimento do UFC na maioria dos estados. O UFC passou a ser um esporte do gueto, sustentado basicamente por fãs que trocavam informações e vídeos das lutas em fóruns específicos na Internet.

Além disso, o surgimento e crescimento do Pride, no Japão, começou a levar os melhores lutadores embora do UFC. O Vale-Tudo não enfrentava no Japão a oposição encontrada nos EUA. Pelo contrário, a cultura japonesa sempre valorizou as artes marciais, tornando quase toda sua população admiradoras da lutas e seus praticantes.





UFC: O MMA moderno

Em janeiro 2001, depois de sucessivas ameaças de falência e de boicotes das redes de televisão, a SEG vendeu o UFC para a Zuffa, empresa administrada pelos irmãos Frank e Lorenzo Fertitta, empresários de cassinos norte-americanos. O contrato de aquisição dos direitos do evento foi no valor de U$S 2 milhões de dólares, a medida que hoje, apenas 9 anos depois, o torneio vale cerca de U$S 1,5 bilhão de dólares.

Tamanha valorização se deve ao investimento da Zuffa na promoção do esporte como um show. Divisão dos atletas em um número maior de categorias, regulamentação junto a Comissão Atlética de Nevada, realização de eventos ao redor do mundo, reality show com lutadores da organização e jogos de vídeo games foram algumas das novidades implantadas pelos empresários que garantiram visibilidade ao esporte.


Através do esforço dos irmãos Fertitta, não só o UFC cresceu, como possibilitou ampliar o mercado e tornar possível o surgimento de diversos eventos de grande visibilidade, tais como Strike Force, WEC, Dream, Cage Rage e Bitetti Combat. Essa nova era do MMA é marcada por eventos bem organizados, atletas bem preparados e por desmistificar a imagem negativa de banalizador da violência, que era associada ao esporte.

A maioria dos eventos divide seus atletas em categorias baseadas nas divisões de peso criadas pelo UFC. São elas:

- Leve (Lightweight) - menos de 70 kg
- Meio-médio (Welterweight) - até 77Kg
- Médio (Middleweight) - até 84 kg
- Meio pesado (Light Heavyweight) - até 93 kg
- Pesado (Heavyweight) - até 120 kg

Os combates podem ser realizados em dois “ambientes”; no ringue ou no octógono. O tempo da luta é divido em três rounds de cinco minutos com 60 segundos de descanso entre eles, com exceção às disputas de cinturão, quando a luta é definida após cinco rounds de cinco minutos.

Maiquel Falcão - O Pelotense no UFC.



Apesar de ter conquistado a vitória, Maiquel Falcao não conquistou o público em sua estréia no UFC. Depois de um começo lento, Maiquel atacou Harris perto do fim do round, continuando o ataque furioso no solo, encaixando depois um mata leão. Harris conseguiu resistir ao ataque até o gongo soar.

Falcao entrou o segundo round como o mesmo ímpeto, mas logo o ritmo caiu bastante, apesar de, no final, ter acertado um forte chute na cabeça de Harris, mas sem que este caísse. Supondo que venceu os dois primeiros rounds, Falcao resolveu não fazer nada no terceiro, a não ser se defender das tentativas de queda de Harris, que estava totalmente esgotado e apenas sobrevivendo na luta. Falcao saiu do octagon com sua primeira vitória no UFC e com cartel em 26-3, mas o público vaiou fortemente ao final da luta.

Alguns trechos retirados do site :http://papodehomem.com.br/breve-historia-do-mma-mixed-martial-arts/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vale o Click...