A matéria de capa da revista CONSULEX (revista jurídica) na edição de Julho de 2011 *347 faz uma reflexão sobre a Sociopatia X Moralidade realizada pelo médico Geraldo Ballone.
Trecho da Reportagem
''... Entre 1960 e 1970, nos Estados Unidos, existiu um movimento fugaz chamado "Antipsiquiatria", que não considerava doença um quadro onde as únicas alterações eram a falta de princípios éticos e uma natural inclinação á contravenção.Alguns argumentos tinham inegável coerência e um deles dizia "Para Problemas éticos, soluções éticas, para problemas médicos, soluções médicas".Era uma contestação cristalina pelo fato de se colocar a sociopatia nas abas da medicina.
Seriam pessoas doentes? Seriam pessoas não normais ou apenas variações do existir humano ?..."
Muitos questionamentos envolvem o conceito, classificação e sinonímia da "sociopatia". Trata-se de uma doença ou de um estilo de vida "alternativo"? Ou seria uma personagem ficciosa de filme de suspense? A resposta não é simples, segundo os especialistas da área de Psiquiatria debruçados sobre o instigante tema, o qual merece a atenção do leitor, dado que amostras comunitárias indicam que a cada 25 pessoas, uma é portadora de psicopatia.
Por isso mesmo, defende-se o controle saudável das relações familiares, entre outras medidas visando reduzir o impacto dessa patologia na saúde pública. Para além da visão médica, um olhar especializado sobre a responsabilização penal do agente portador de transtorno de personalidade e, por fim, uma reflexão acerca da necessária criação de políticas públicas para o atendimento de criminosos sociopatas.
DISSIMULAÇÃO As pessoas que sofrem de transtorno da personalidade antissocial costumam importunar, desrespeitar, mentir e manipular os outros, a fim de obter vantagens pessoais. |
Fonte: Consulex, http://voceconcursado.blogspot.com/2011/07/grupoconcursos-revista-juridica.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário