Oscar 2011 teve como melhor filme "O Discurso do Rei"
O filme "O Discurso do Rei" recebeu quatro estatuetas e com isso foi o grande vencedor da 83ª edição do Oscar, que aconteceu na noite deste domingo (27) no Teatro Kodak, em Hollywood. O filme eu ainda não vi por isso eu não posso tirar qualquer opinião a respeito, mas o filme conta a luta do Rei George VI, pai da Rainha Elizabeth II, contra a gagueira ganhou nas categorias de Melhor Roteiro Original, Melhor Diretor - Tom Hooper, Melhor Ator - Colin Firth, e Melhor Filme.
Outro que ganhou quatro prêmios foi "A Origem" Melhor Fotografia, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais (que na minha opinião merecia de melhor filme). "A Rede Social" conquistou três: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora. "Toy Store 3", "Alice no País das Maravilhas" e "O Vencedor" também se destacaram com dois prêmios cada.
Alguns o prêmios já eram esperados como de Melhor Atriz foi para Natalie Portman, por "Cisne Negro".
O nosso documentário "Lixo Extraordinário", que relata o trabalho do brasileiro Vik Muniz, perdeu para "Trabalho Interno" (Inside Job).
Melhor Direção de Arte
Alice no País das Maravilhas
Melhor Fotografia
A Origem
Melhor Atriz Coadjuvante
Melissa Leo, por "O Vencedor"
Melhor Animação em Curta-Metragem
The Lost Thing (Reino Unido/Austrália)
Melhor Animação Toy Story 3
Melhor Roteiro Adaptado
A Rede Social
Melhor Roteiro Original
O Discurso do Rei
Melhor Direção de Arte
Alice no País das Maravilhas
Melhor Fotografia A Origem
Melhor Atriz Coadjuvante
Melissa Leo, por "O Vencedor"
Melhor Animação em Curta-Metragem
The Lost Thing (Reino Unido/Austrália)
Melhor Animação Toy Story 3
Melhor Roteiro Adaptado
A Rede Social
Melhor Roteiro Original
O Discurso do Rei
Melhor Filme Estrangeiro Em um Mundo Melhor (In a Better World) - Dinamarca
Melhor Ator Coadjuvante
Christian Bale, por "O Vencedor"
Melhor Trilha Sonora A Rede Social
Melhor Mixagem de Som
A Origem
Melhor Edição de Som
A Origem
Melhor Maquiagem O Lobisomem
Melhor figurino
lice no País das Maravilhas
Melhor Documentário (curta-metragem) Strangers no More
Melhor Curta-Metragem
God of Love
Melhor Documentário
Trabalho Interno (Inside Job)
Melhores Efeitos Visuais A Origem
Melhor Edição
A Rede Social
Melhor Canção Original
“We Belong Together”, de Toy Story 3
Melhor Diretor
Tom Hooper, por “O Discurso do Rei”
Ser um escritor não é necessariamente gostar de escrever — alguns nem gostam, dado o quanto sofrem na construção de um texto.
Com Moacyr Scliar, morto à 1h deste domingo por falência múltipla de órgãos devido às consequências de um acidente vascular cerebral (AVC), acontecia o contrário. Poucos escritores terão gostado tanto de escrever — e terão demonstrado tanta facilidade em fazer isso.
Aos 73 anos, o porto-alegrense Moacyr Jaime Scliar havia construído uma obra sólida, com mais de um livro publicado para cada ano de vida, em uma ampla gama de gêneros: contos, romances, literatura infanto-juvenil, ensaios. Além disso, era colunista frequente de uma dezena de publicações, de jornais diários como Zero Hora e Folha de S. Paulo a revistas técnicas. Escrevia em qualquer lugar a qualquer hora, auxiliado pela tecnologia – jamais viajava sem seu laptop. Tal dedicação à palavra e ao ofício que exercia com evidente prazer transformaram Scliar em um dos autores mais respeitados do Brasil.
Scliar morreu no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde estava internado desde 11 de janeiro. O escritor havia sido admitido no hospital para a retirada de pólipos (formações benignas) no intestino. A cirurgia, simples, havia transcorrido sem complicações. Scliar já se recuperava quando sofreu um AVC – obstrução de uma artéria que irriga o cérebro – de extrema gravidade.
Scliar nasceu em 1937, no bairro judaico do Bom Fim, em Porto Alegre, filho de José e Sara Scliar – a mãe, professora primária, seria a grande responsável pela paixão do escritor pelas letras: foi ela quem o alfabetizou. Formado médico sanitarista pela UFRGS, ingressou na profissão em 1962. Casado com Judith, professora, e pai do fotógrafo Roberto, Scliar havia também passado pela experiência de professor visitante em universidades estrangeiras e tinha obras traduzidas em uma dezena de idiomas, entre elas o russo e o hebraico. O trabalho como médico de saúde pública seria crucial na vida e na obra de Scliar – seu primeiro livro, publicado em 1962, foi uma coletânea de contos inspirados pela prática médica, Histórias de Médico em Formação, volume que mais tarde Scliar excluiria de sua bibliografia oficial por considerá-lo a obra prematura de um autor que ainda não estava pronto.
Nos seus livros seguintes, Scliar jamais se permitiria outra publicação prematura. Do mesmo modo como escrevia com velocidade e prazer, Scliar também revisava obsessivamente o próprio texto, a ponto de às vezes reescrever uma obra do zero por ter encontrado um ponto de vista narrativo mais adequado.
— Se o escritor não tiver prazer escrevendo, o leitor também não terá — comentou em uma entrevista concedida quando completou 70 anos, em 2007.
Raquel Pacheco mais conhecida como Bruna Surfistinha é uma ex-garota de programa, que se destacou pelo simples fato de criar um BLOG relatando cada dia da sua experiência como profissional do sexo.
Com o tempo o blog começou a ficar famoso, milhares de acessos diariamente, até fãs ela conseguiu.
Bruna Surfistinha então decidiu fazer um livro com os próprios post que ela disponibilizava no blog com o seguinte nome “"O doce veneno do escorpião" o livro que eu me lembre vendeu aproximadamente 300 mil exemplares, fora a repercussão nacional que ela obteve chegando a ser entrevista pelo Jô soares.
O livro consegue que o leitor mergulhe no mundo da prostituição por uma visão nunca antes relatada, a riqueza dos detalhes, o ponto que chega uma pessoa a vender o seu próprio corpo não somente pelo dinheiro, mas algo que até hoje ela não consegue explicar. Podemos dizer que ela é uma puta escritora!
O G1 fez uma matéria sobre o lançamento do filme que ocorrera sexta-feira (25 de fevereiro)
Depois de dois anos de elaboração de roteiro mais dois anos de produção, o público brasileiro finalmente está perto de conferir o filme "Bruna Surfistinha", que chega aos cinemas com 400 cópias na próxima sexta-feira .
Outros filmes...
Na cidade de Berlin nos anos 70, Christiane (Natja Brunckhorst), uma linda adolescente, mora com sua mãe e sua irmã menor em um típico apartamento da cidade. Ela é fascinada para conhecer a "Sound", uma nova e moderna discoteca. Apesar de menor de idade ela pede a sua amiga para leva-la lá ela conhece Detlev (Thomas Haustein), assim ela se aproxima do terrível mundo das drogas. Primeiro é o álcool, depois a maconha, assim passo a passo ela começa a mergulhar cada vez mais profundamente no submundo do vício e da prostituição colocando-se à beira da morte. Um filme de cenas fortes e muito reais que nos transmite os horrores do mundo do vício entre os jovens.
Belle de jour
Belle de Jour (A Bela da Tarde (título no Brasil) ou A Bela de Dia (título em Portugal)) é um filme francês de 1967, do gênero drama, dirigido por Luis Buñuel, e com roteiro baseado na obra de Joseph Kossel.
Toda Nudez será castigada
Herculano é um homem puritano, viúvo, que jura ao seu filho que nunca terá uma outra mulher, só que ele se apaixona por uma prostituta, Geni.
Filme Arnaldo Jabor
Midnigth Cowboy
Joe Buck é um caubói texano, ingênuo e caipira, que vai para Nova Iorque para tentar ganhar a vida. Acaba se prostituindo com mulheres e faz amizade com o marginal Ratso, que aplica pequenos golpes. Através dessa amizade, Joe descobre a face cruel da vida.
Pretty Baby
Em 1912, na cidade de New Orleans, a filha de uma prostituta é criada em um bordel, onde cuida do seu irmão e se prepara para seguir os passos da mãe. Com doze anos de idade, ela tem sua virgindade leiloada, a mãe se casa e a abandona, e a menina casa com um fotógrafo bem mais velho do que ela.
No esporte existe a definição de quem troca o seu time: o famoso 'vira casaca'
Nesta semana ocorreu mais uma vez, quando Carmelo Anthony astro do Denver Nuggets se mudou pra sua cidade natal Nova York para jogar nos Knicks, uma novela que durou quase a temporada toda até então. Mas ele não é o único a 'trair' seu time.
Nesse post vou listar alguns atletas que trocar a camisa que vestiam, independente do seu motivo.
O primeiro caso que vou listar é o de Brett Favre ex-quarterback da NFL que fez fama pelo Green Bay Packers, anunciou sua aposentadoria em março de 2008 voltou atrás na sua decisão e acabou sofrendo retaliaçōes dentro da equipe e acabou trocando o Packers pelo seu rival de divisão na liga o Minnesota Vikings e acabou sendo chamado de traidor pelos torcedores dos Packers.
Outro caso ocorrido este ano também na NBA foi a troca de Lebron James indo de Cleveland sua terra natal para Miami, o que causou ira da torcida do Cleveland que chegou a queimar outdoors com a imagem do astro pela cidade.
No futebol existem vários exemplos de 'vira casaca', por exemplo, o português Luis Filipe Figo saindo do Barcelona e indo para o Real Madrid, Roberto Baggio um dos maiores jogadores italianos ídolo na Fiorentina deixou sua equipe e rumou a Turim para jogar na Juventus, Ronaldo que jogou por Barcelona e Real Madrid e ainda pelos rivais de Milão, Milan e Inter. Além de se ter declarado Flamenguista e ter ido jogar no Corinthians. O último deles Ronaldinho Gaúcho que segundo algumas pessoas disse que gostaria de jogar pelo Grêmio mas acabou voltando para jogar no Flamengo.
Vinhetas que na verdade têm o bonito nome de art breaks, e que oficialmente são uma forma do canal incentivar a criatividade de designers, animadores, videografistas e videomakers em geral. Mas que pra mim parece na verdade uma forma da emissora cumprir seu papel de responsabilidade social e mostrar para a juventude o que as drogas podem fazer com uma pessoa. Afinal, aquelas porras não são normais.
Ver uma animação de um homem com as tripas abertas virando uma barata e depois essa barata com as tripas abertas virando um logo da MTV só não é a coisa mais assustadora da programação porque esse posto já é dos clipes do Restart.
Pois bem, melhor do que falar, é mostrar alguns exemplos e tentar compreender o significado deles.
Vejam que bacana essa vinheta. Ela remete à criança que existe dentro de todos nós. A criança que ainda brinca de carrinho, e que não sabe filmar direito porra nenhuma.
Uma bela mensagem.
Essa daqui pode parecer bizarra em princípio. E parecer em meio e final também. Mas tem uma explicação. Deve ter. Sei lá, tô tentando descobrir. Tá foda, hein.
Ah, acho que saquei. Vemos uma tomada. Tomada é o lugar de onde tiramos o que? Energia! Assim como o carboidrato fornece energia para o corpo humano. Já pararam pra pensar de onde vem a energia da tomada? Exato, do carboidrato no macarrão. Então já sabem: quando faltar luz é só enfiar um espaghetti na tomada e ser feliz.
Valeu pela dica, MTV! Não era tão grato a vocês desde que a figurinista de vocês botava a Sabrina Parlatore só de minissaia.
Essa daqui é claramente resultado de um ex-jogador de Nintendinho externando sua frustração de nunca ter conseguido matar os patos no clássico Duck Hunt. Me compadeço dele, aquele cachorro filho da puta dava raiva mesmo.
Enfim, esses foram apenas alguns exemplos de vinhetas bizarras. Nesses 20 anos de MTV (fora os outros vários anos que o canal tinha antes de vir pro Brasil), já devem ter sido exibidas milhares de vinhetas.
Algumas brilhantes, outras terríveis. A única certeza é que no fim uma única coisa passa na cabeça de quem assiste: QUE PORRA FOI ESSA?!
Fenômenos surgidos no YouTube são muitos, mas a velocidade com a qual esse pernambucano ficou famoso no Brasil não tem antecedentes. Em três meses, ele saiu do anonimato dos bares de Paulista, na Grande Recife, para estrelar a partir do próximo dia 25 a nova campanha do Ministério da Saúde para incentivar o uso de camisinhas no Carnaval.
"Ainda estou totalmente estarrecido", disse à Folha Reginho, como é conhecido o autor de "Minha Mulher Não Deixa Não". É o hit do verão 2011, mesmo que rádio e TV tenham demorado a detectar o furacão que a música provocava no mundo digital.
Cantor da noite há 26 anos, Reginho gravava CDs caseiros para vender nos bares em que cantava. Um deles, com o futuro sucesso, foi incluído em outro CD, de seu amigo DJ Sandro. Foi esta versão que caiu na rede.
O clipe "oficial" da canção foi gravado por amigos de Reginho, na praia de Maria Farinha (PE). Quatro rapazes, Anjo, Gal, Ponga e Mimoso, improvisaram uma coreografia para a música, passos toscos dançados na areia.
Hoje, fazem parte do grupo que acompanha Reginho, a Banda Surpresa.
Foi o bastante. Até agora exibido mais de 7 milhões de vezes no YouTube, além de pelo menos mais 5 milhões de visualizações de cópias postadas por fãs, o vídeo transformou em mania Reginho e sua canção sobre um marido que sofre com sua mulher dominadora.
"Tem algo de autobiográfico na letra, mas também é muito que que vi pelos bares da vida", conta Reginho. "É comum o fã chegar perto e desabafar frases do tipo 'Como é que você descobriu que minha vida é assim?'."
A música será uma das mais executadas do Carnaval. "Todo trio elétrico vem falar comigo que vai tocar meu sucesso", afirma Reginho, que fechou sua agenda de shows até abril.
Dando entrevista às 11h da última segunda-feira, ele contou: "Não é fácil, estou há 72 horas acordado!". Ele faz pelo menos sete apresentações em um fim de semana.
Reginho conta com bons divulgadores de sua música. Além do Aviões do Forró, que estourou com a canção e gravou clipe com o próprio autor, pesos pesados do mercado incluíram "Minha Mulher Não Deixa Não" em seus shows, como Ivete Sangalo, Alexandre Pires e o grupo Parangolé, que teve o hit do verão passado, "Rebolation".
A mesma rapidez que espalhou o hit do cantor também se registrou no surgimento de paródias e plágios.
Reginho gravou também "Calada", que é a "resposta" do marido que se impõe, cantando "vou sim, minha mulher não manda em mim".
O grupo de brega pop alagoana Los Borrachos Enamorados gravou uma canção parecida, mas Reginho não liga. "É tanta alegria por esse sucesso todo, eu recebo essas brincadeiras como elogio."
Ele se diz orgulhoso de estrelar a campanha da camisinha. "Para quem fugiu de casa aos 13 anos para cantar no circo, é muito mais do que eu poderia querer", diz, para após completar dizendo que depois de 15 dias voltou para a casa da mãe.
Las Vegas sempre foi sinônimo de cassinos, dinheiro e glamour.Mas o que pouca gente sabe, é que a poucos metros desse luxo todo, vivem mais de mil pessoas em um túnel subterrâneo de 320 metros de comprimento.Entre os moradores estão sem tetos, drogados e criminosos.
BLACK MAMBA
Também conhecido como Kobe Bryant. Um dos maiores jogadores de basquete da atualidade e de todos os tempos, ele ganhou no último domingo o prêmio de MVP (Most Valuable Player) do All Star Games da NBA.
Nascido na Filadélfia em 23/08/1978 é filho de um ex-jogador da NBA, Joe Bryant que jogou no Philadelphia 76ers. Kobe foi o primeiro jogador na história vindo diretamente da liga da High School (Ensino Médio) para a NBA. Junto com Shaq O'Neal levou o Lakers ao tricampeonato da liga (2000, 2001, 2002).
Após a saída de O'Neal em 2004 ele se tornou a grande estrela da companhia, sendo o cestinha da NBA nas temporadas 2005/2006 e 2006/2007. Em 2006 se tornou o segundo jogador com mais pontos em uma partida ao fazer a marcar incrível de 81 pontos contra o Toronto Raptors, numa partida irrepreendível.
Jogou o All Star Games em 13 ocasiões sendo que foi eleito 4 Vezes MVP da partida se tornando junto com Bob Petit o maior ganhador de MVP's da história. Kobe ainda foi eleito MVP da temporada regular na temporada 2007/2008 e das finais por duas vezes, nas temporadas de 2008/2009 e 2009/2010 ambas vencidas pelos Lakers contra Orlando Magic e Boston Celtics respectivamente.
Em 2010 jogando contra o Memphis Grizzlies ele se tornou o maior pontuador da história dos Lakers e é o 13º maior pontuador da históra da NBA. Conquistou em 2008 a medalha de ouro na Olímpiadas de Beijing pelo Dream Team. Kobe ao lado do mito Michael Jordan são os únicos armadores com mais de 27 mil pontos na história da NBA.
Desligue a TV, coloque o computador para descansar, prenda o cachorro e esqueça o celular. Sente-se confortavelmente sob um abajur e faça estes exercícios com um texto que você já leu várias vezes, porque é importante treinar com uma informação que você domina.
Descubra a sua marca inicial
Cronometre um minuto no relógio e conte quantas palavras você consegue ler nesse tempo. Um leitor normal lê 150 palavras por minuto, com 60% de aproveitamento. Já um leitor dinâmico lê de 5 a 8 vezes melhor: 800 palavras, com compreensão de 80%.
Use os dedos
Tome cuidado para não pronunciar o que lê, mexendo a boca. Também tente evitar voltar sempre para a mesma linha do texto. Aí o jeito é acompanhar as linhas com o dedo. Agora é só acelerar e ler mais rápido. Você não vai entender nada no começo, mas seu cérebro vai ser forçado a absorver informações.
Visualize blocos
Com a aceleração, seu pensamento vai mudar e seus olhos aprenderão a focar em um único ponto da palavra. É aí que acontece a mágica: você não verá mais o texto como uma seqüência de letras, mas em unidades de pensamento. Para ler, você vai passar das sílabas para as palavras e das palavras para as idéias centrais do texto.
Troque de leitura
Vá aos poucos mudando o tipo de texto. Daquela reportagem que você já decorou, passe para notícias sobre celebridades, por exemplo, que são simples. Você conhecerá rapidamente as últimas bagunças de Paris Hilton talvez até antes de ela cometer outra. Depois procure algo mais denso. Quer ter uma noção exata? É possível ler Dom Casmurro, que tem mais de 65 mil palavras, em 80 minutos.
E ai pessoal estava dando uma olhada que já é de costumes em vários blogs e principalmente os de Pelotas.
no site amigosdepelotas.com fizeram essa pergunta para o nosso grande músico Vitor Ramil..
"As dez últimas coisas que eu comprei.."
Achei bem legal essa pergunta porque na grande maioria a gente nem se lembra do que comprou, compra pelo simples fato de comprar.
10- Miojo.. o que é de costume já. 9- Um"T" por que eu não tinha um, sério as pessoas tinham que andar com um T no bolço 8- Um Fone de ouvido novo, por que o outro morreu em um acidente grave. 7- Sorvete da Nestlé por que tava em promoção no Big.. senão era Trivially mesmo! 6- Comprei um lanche do Sanata.. Por que o Circulus esta de férias. 5- 5 latinhas da cerveja Polar para ver o jogo do Grêmio ( eu bebi uma só) 4- Camisetas por que o resto ta tudo pequena.. 3- 50 DVDs virgens para praticar pirataria. 2- Ajudei a comprar a erva-mate lá pro Pessoal da Defensoria com R$ 2 Reais. 1- E uns cds de segunda mão no zé carioca do "Rage Against the Machine"
Para alguns esse é apenas mais um nome entre bilhões de pessoas, mas para os aficionados do esporte especialmente do futebol esse nome representa um dos maiores jogadores que o mundo já viu.
Inicio da carreira de forma meteórica em 1993 Ronaldo fez incríveis 44 gols em 46 partidas pelo Cruzeiro, o que chamou a atenção do futebol europeu e o acabou levando até o PSV Eindhoven da Holanda antes mesmo da Copa do Mundo de 1994. O garoto foi a Copa mas não disputou nenhuma partida.
Na Europa ele começa a trilhar sua história pela Holanda, onde deixa sua marca novamente, fazendo 54 gols em 57 partidas, feito que despertou o interesse de um dos maiores clubes do mundo, o poderoso Barcelona.
Na cidade espanhola Ronaldo além de fazer muitos gols assim como em seus times anteriores (47 gols em 49 partidas) conquista pela primeira vez o prêmio de melhor jogador do mundo pela FIFA. Eis que surge "El Fenómeno".
Ronaldo então surpreende a todos e se transfere para a Itália e vai jogar na Internazionale de Milão. O desempenho de Ronaldo em marcar gols cai bruscamente na Inter fazendo "apenas" 59 gols em 99 partidas. Nessa passagem começam a surgir as lesões. Em 1999 veio a primeira lesão, ele rompeu os ligamentos do joelho. 5 meses parado. Logo após voltar em 2000 novamente seu joelho volta as manchetes, dessa vez após a tentativa de um drible ele cede e sai do lugar. 15 meses no estaleiro. Após sua recuperação diversas lesões musculares fizeram muitos duvidarem da volta do Fenômeno. Então Felipão acredita no seu retorno, o convoca para a Copa de 2002 e Ronaldo corresponde e junto com Rivaldo e Ronaldinho leva o Brasil ao pentacampeonato e acaba levando o prêmio de melhor do mundo pela 3ª vez. Pós copa ele força sua saída da Inter e volta a Espanha. Dessa vez para o rival de Madrid.
Jogando pelo Real Madrid Ronaldo entra para o time de galáticos junto com Zidane, Figo e Beckham além de Roberto Carlos e Raúl que já eram do time merengue. Ronaldo não fez o sucesso que dele se esperava em Madrid, apesar dos números 104 gols em 177 jogos. Ronaldo então deixa o Real após a contratação de Van Nistelrooy e faz o caminho de volta a Milão novamente para jogar no rival assim com fizera com Barcelona e Real Madrid.
Pelo Milan Ronaldo disputou apenas 20 partidas sendo que balançou a rede 9 vezes. Novamente uma lesão no joelho, semelhante a de 2000 que o deixou afastado do gramado por 15 meses lhe ocorre. Dessa vez no outro joelho. Então acaba o contrato de Ronaldo com o Milan que não o renova. Então ele volta ao Brasil e começa a fazer sua recuperação no Flamengo, seu clube de coração.
Fazendo sua recuperação na Gávea todos imaginavam que ali ele jogaria até o final de sua carreira. Novamente o Fenômeno surpreende a todos e vai jogar no Corinthians. Pelo time paulista Ronaldo conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil de 2009, sendo ele o protagonista de ambas.
Em 2010 ele o time corintiano falha no Projeto Libertadores e no Brasileirão e o ano passa em branco. Ronaldo apesar de visivelmente acima do peso consegue marcar 35 gols em 69 jogos, alguns deles simplesmente antológicos.
Após a eliminação do Corinthians na Libertadores desse ano ele decide encerrar sua carreira. Uma carreira marcada de gols, muitos espetaculares, cheia de voltas por cima surpreendendo a todos com sua garra e força de vontade.
Pela seleção ele conquistou duas Copas do Mundo, duas Copa América e uma Copa das Confederações além da medalha de bronze nas Olímpiadas de Atlanta. Marcou 62 gols em 97 jogos sendo 15 deles em Copas do Mundo o que faz dele o maior artilheiro em Copas de todos os tempos.
A frase pra mim que marca a carreira de Ronaldo foi dita por ele mesmo na sua coletiva onde ele diz: "...muitas derrotas, infinitas vitórias.." essa frase resume a carreira do FENÔMENO RONALDO!
Fica a dica dos melhores filmes já produzidos no Brasil, na minha Opinião !
400 contra 1, um filme de Caco Souza
SINOPSE
William da Silva (Daniel de Oliveira), um dos grandes articuladores daquilo que viria a se tornar o Comando Vermelho, vai parar no presídio de Ilha Grande, onde presos comuns eram colocados lado a lado com presos políticos. Neste universo de fugas consecutivas, assaltos e enfrentamento com os policiais locais, as amizades se destacavam e geravam dívidas que faziam com que foragidos retornassem à ilha para libertar seus companheiros.
Apenas o Fim, um filme de Matheus Souza
SINOPSE
Garota decide abandonar o namorado e fugir para um lugar desconhecido. Antes de partir, porém, ela resolve encontrá-lo, mas eles têm apenas uma hora para fazer um balanço bem-humorado de suas vidas.
Carandiru, um filme de Hector Babenco
SINOPSE
Carandiru, história baseada em fatos reais e no livro escrito pelo médico Drauzio Varella (Luiz Carlos Vasconcelos), começa quando ele resolve fazer um trabalho de prevenção à AIDS no maior presídio da América Latina: a Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru, vítima de um dos dias mais negros da história do Brasil, quando a Polícia Militar do Estado de São Paulo, a pretexto de manter a lei e a ordem, fuzilou 111 pessoas. Ali, o médico toma contato com o que, aqui fora, temos até medo de imaginar: violência, superlotação, instalações precárias, falta de assistência médica e jurídica, falta de tudo. O Carandiru, com seus mais de sete mil detentos, merece sua fama de “inferno na terra”. Porém, nosso personagem logo percebe que, mesmo vivendo numa situação limite, os internos não representam figuras demoníacas. Ao contrário, ele testemunha solidariedade, organização e, acima de tudo, uma grande disposição de viver. Não é pouco e é o suficiente para que ele, fascinado, resolva iniciar um trabalho voluntário. Oncologista famoso, habituado a mais sofisticada tecnologia médica, Dráuzio Varella pratica a medicina como os antigos: com estetoscópio, olhar sensível e muita conversa.
Capitães da Areia, um filme de Cecília Amado
SINOPSE
Na capital baiana Salvador, nos anos de 1930, menores abandonados que vivem nas ruas enfrentam toda sorte de dificuldades. Conhecidos como “capitães da areia“, são liderados pelo jovem Pedro Bala, praticando crimes como roubo e estupro. Adaptação para cinema do romance escrito por Jorge Amado.
Central Do Brasil, um filme de Walter Salles
SINOPSE
Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Nos relatos que ela ouve e transcreve, surge um Brasil desconhecido e fascinante, um verdadeiro panorama da população migrante, que tenta manter os laços com os parentes e o passado. Uma das clientes de Dora é Ana, que vem escrever uma carta com seu filho, Josué (Vinícius de Oliveira), um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do nordeste, à procura do pai. À medida que vão entrando país adentro, estes dois personagens, tão diferentes, vão se aproximando… Começa então uma viagem fascinante ao coração do Brasil, à procura do pai desaparecido, e uma viagem profundamente emotiva ao coração de cada um dos personagens do filme.
Cidade de Deus, um filme de Fernando Meirelles
SINOPSE
O principal personagem do filme Cidade de Deus não é uma pessoa. O verdadeiro protagonista é o lugar. Cidade de Deus é uma favela que surgiu nos anos 60, e se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro, no começo dos anos 80.Para contar a estória deste lugar, o filme narra a vida de diversos personagens, todos vistos sob o ponto de vista do narrador, Buscapé (Alexandre Rodrigues).Este, um menino pobre, negro, muito sensível e bastante amedrontado com a idéia de se tornar um bandido; mas também, inteligente suficientemente para se resignar com trabalhos quase escravos.
Cidade Baixa, um filme de Sérgio Machado
SINOPSE Deco (Lázaro Ramos) e Naldinho (Wagner Moura) se conhecem desde garotos, sendo difícil até mesmo falar em um sem se lembrar do outro. Eles ganham a vida fazendo fretes e aplicando pequenos golpes a bordo do Dany Boy, um barco a vapor que compraram em parceria. Um dia surge Karinna (Alice Braga), uma stripper que deseja arranjar um gringo endinheirado no carnaval de Salvador a quem a dupla dá uma carona. Após descarregarem em Cachoeira, Deco e Naldinho vão até uma rinha de galos. Naldinho aposta o dinheiro ganho com o frete, mas se envolve em confusão e termina recebendo uma facada. Deco defende o amigo e ataca o agressor, mas os dois são obrigados a fugir no barco, rumo a Salvador. Enquanto Naldinho se recupera, Deco tenta conseguir dinheiro para ajudar o amigo. Ao chegarem em Salvador a dupla reencontra Karinna, que está agora trabalhando em uma boate. Aos poucos a atração entre eles cresce, criando a possibilidade de que levem uma vida a três.
O Homem Do Ano, um filme de José Henrique Fonseca
SINOPSE
Tudo começa quando Máiquel (Murilo Benício) perde uma aposta com amigos. O acontecimento vulgar e corriqueiro vai ganhando uma surpreendente dimensão e, rapidamente, ele se torna o herói de toda uma cidade. É eleito o Homem do Ano e tem agora dinheiro, fama, poder, o amor de Cledir (Cláudia Abreu) e de Érica (Natália Lage). Mas, de repente, as coisas começam a sair de seu controle. Baseado no romance “O Matador” de Patrícia Melo, O Homem do Ano inclui em seu elenco, entre outros, Jorge Dória, José Wilker, Agildo Ribeiro, Carlo Mossy, Paulo César Pereio, Lázaro Ramos, Wagner Moura e Mariana Ximenes. A música é de Dado Villa-Lobos. Seleção Oficial do Festival de Berlim 2003 e vencedor de seis prêmios internacionais, O Homem do Ano é um retrato vivo de nossa sociedade. Uma grande produção, com a qualidade Conspiração Filmes.
Ilha das Flores, um filme de Jorge Furtado
SINOPSE Este filme retrata a sociedade atual, tendo como enfoque seus problemas de ordem sociais, econômicas e culturais, na medida em que contrasta a força do apelo consumista, os desvios culturais retratados no desperdício, e o preço da liberdade do homem, enquanto um ser individual e responsável pela própria sobrevivência. Através da demonstração do consumo e desperdício diários de materiais (lixo), o autor aborda toda a questão da evolução social de indivíduo, em todos os sentidos. Torna evidente ainda todos os excessos decorrentes do poder exercido pelo dinheiro, numa sociedade onde a relação opressão e oprimido é alimentada pela falsa idéia de liberdade de uns, em contraposição à sobrevivência monitorada de outros.
Última Parada 174, um filme de Bruno Barreto
SINOPSE
Rio de Janeiro, 1983. Marisa (Cris Vianna) amamenta o pequeno Alessandro (Marcello Melo Jr.), em sua casa na favela. Viciada em drogas, assiste impotente seu filho ser retirado de suas mãos pelo chefe do tráfico local, devido à uma dívida não paga. Dez anos depois Sandro (Michel Gomes), filho único, vê sua mãe ser morta por dois ladrões. Apesar de ficar sob os cuidados da tia, ele decide fugir e passa a conviver com um grupo de garotos que dorme na igreja da Candelária, onde tem acesso ao mundo das drogas. Apesar de não saber ler ou escrever, Sandro sonha em ser um famoso compositor de rap. Para tanto ele espera a ajuda de Walquíria (Anna Cotrim), que realiza um trabalho voluntário junto a meninos de rua. Só que Sandro testemunha mais uma tragédia, a chacina da Candelária, onde 8 meninos de rua foram mortos pela polícia. Este evento aproxima Sandro e Alessandro, que passam a ter um forte convívio.
Verônica, um filme de Maurício Farias
SINOPSE
Verónica (Andréa Beltrão) é uma professora da periferia do Rio de Janeiro. Certo dia, um dos seus alunos permanece na escola porque os pais não foram buscá-lo. A professora descobre que eles foram assassinados e que o menino está com um pendrive que era do pai, com imagens do tráfico e da corrupção policial. Sem ter a quem recorrer, Verônica enfrenta traficantes e a banda podre da polícia para salvar o garoto e sobreviver. Ao mesmo tempo, luta para conquistar a confiança do menino e vencer a própria resistência diante de uma criança que não é sua.
Macunaíma, um filme de Joaquim Pedro de Andrade
SINOPSE
Macunaíma (Grande Otelo / Paulo José) é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de preto, virou branco. Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos. Macunaíma vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais, personagens de todos os tipos.
O Invasor, um filme de Beto Brant
SINOPSE
O Invasor narra a história de três amigos, companheiros desde os tempos de faculdade de engenharia, que são sócios em uma construtora há mais de 15 anos. Tudo corre bem até o dia em que um desentendimento na condução dos negócios os coloca em conflito.De um lado, Estêvão (George Freire), o sócio majoritário, que ameaça desfazer a sociedade; de outro, Ivan (Marco Ricca) e Gilberto (Alexandre Borges), que, acuados, resolvem eliminar o sócio, acreditando que poderão conduzir a construtora ao seu estilo após a morte de uma nova fase para Ivan e Gilberto e também de um pesadelo inesperado: Anísio (Paulo Miklos) tem planos de ascensão social e pouco a pouco invade a vida dos dois amigos, confrontando-os com o processo de violência que desencadearam.
Meu Nome não é Johnny, um filme de Mauro Lima
João Guilherme Estrella é um jovem de classe média alta da cidade de Rio de Janeiro. Adorado por seus pais e amigos, viveu a vida intensamente, passou por todas as loucuras permitidas e não permitidas, e nos anos 80 se aventurou no mundo do tráfico e tornou-se um rei. Investigado pela polícia e preso, tem seu nome e seu rosto exposto em jornais e revistas. Ao invés de festas, ele passa a freqüentar o banco dos réus, onde conta a sua história e as tramas da juventude.
Bicho de Sete Cabeças, um filme de Lais Bodanzky
SINOPSE
Uma viagem ao inferno manicomial. Esta é a odisséia vivida por Neto (Rodrigo Santoro), um adolescente de classe média, que leva uma vida normal até o dia em que o pai (Othon Bastos) o interna em um manicômio depois de encontrar um baseado no bolso de seu casaco. O cigarro de maconha é apenas a gota d’água que deflagra a tragédia da família.Neto é um adolescente em busca de emoções e liberdade, que tem suas pequenas rebeldias incompreendidas pelo pai. A falta de entendimento entre os dois leva ao emudecimento na relação dentro de casa e o medo de perder o controle do filho vira o amor do avesso.Internado no manicômio, Neto conhece uma realidade completamente absurda, desumana, em que as pessoas são devoradas por um sistema manicomial corrupto e cruel. A linguagem de documentário utilizada pela diretora empresta ao filme uma forte sensação de realidade, que aumenta ainda mais o impacto das emoções vividas por Neto.No manicômio, Neto é forçado a amadurecer. As transformações por que ele passa transformam sua relação com o pai.
TROPA DE ELITE 2, um filme de José Padilha
SINOPSE: Nascimento enfrenta um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava. E não é só. Ele precisa equilibrar o desafio de pacificar uma cidade ocupada pelo crime com as constantes preocupações com o filho adolescente. Quando o universo pessoal e o profissional de Nascimento se encontram, o resultado é explosivo. Tropa de Elite 2, agora é pessoal.