quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ronaldo Luís Nazário de Lima

Ronaldo Luís Nazário de Lima

Para alguns esse é apenas mais um nome entre bilhões de pessoas, mas para os aficionados do esporte especialmente do futebol esse nome representa um dos maiores jogadores que o mundo já viu.

Inicio da carreira de forma meteórica em 1993 Ronaldo fez incríveis 44 gols em 46 partidas pelo Cruzeiro, o que chamou a atenção do futebol europeu e o acabou levando até o PSV Eindhoven da Holanda antes mesmo da Copa do Mundo de 1994. O garoto foi a Copa mas não disputou nenhuma partida.



Na Europa ele começa a trilhar sua história pela Holanda, onde deixa sua marca novamente, fazendo 54 gols em 57 partidas, feito que despertou o interesse de um dos maiores clubes do mundo, o poderoso Barcelona.

Na cidade espanhola Ronaldo além de fazer muitos gols assim como em seus times anteriores (47 gols em 49 partidas) conquista pela primeira vez o prêmio de melhor jogador do mundo pela FIFA. Eis que surge "El Fenómeno".



Ronaldo então surpreende a todos e se transfere para a Itália e vai jogar na Internazionale de Milão. O desempenho de Ronaldo em marcar gols cai bruscamente na Inter fazendo "apenas" 59 gols em 99 partidas. Nessa passagem começam a surgir as lesões. Em 1999 veio a primeira lesão, ele rompeu os ligamentos do joelho. 5 meses parado. Logo após voltar em 2000 novamente seu joelho volta as manchetes, dessa vez após a tentativa de um drible ele cede e sai do lugar. 15 meses no estaleiro. Após sua recuperação diversas lesões musculares fizeram muitos duvidarem da volta do Fenômeno. Então Felipão acredita no seu retorno, o convoca para a Copa de 2002 e Ronaldo corresponde e junto com Rivaldo e Ronaldinho leva o Brasil ao pentacampeonato e acaba levando o prêmio de melhor do mundo pela 3ª vez. Pós copa ele força sua saída da Inter e volta a Espanha. Dessa vez para o rival de Madrid.


Jogando pelo Real Madrid Ronaldo entra para o time de galáticos junto com Zidane, Figo e Beckham além de Roberto Carlos e Raúl que já eram do time merengue. Ronaldo não fez o sucesso que dele se esperava em Madrid, apesar dos números 104 gols em 177 jogos. Ronaldo então deixa o Real após a contratação de Van Nistelrooy e faz o caminho de volta a Milão novamente para jogar no rival assim com fizera com Barcelona e Real Madrid.

Pelo Milan Ronaldo disputou apenas 20 partidas sendo que balançou a rede 9 vezes. Novamente uma lesão no joelho, semelhante a de 2000 que o deixou afastado do gramado por 15 meses lhe ocorre. Dessa vez no outro joelho. Então acaba o contrato de Ronaldo com o Milan que não o renova. Então ele volta ao Brasil e começa a fazer sua recuperação no Flamengo, seu clube de coração.

Fazendo sua recuperação na Gávea todos imaginavam que ali ele jogaria até o final de sua carreira. Novamente o Fenômeno surpreende a todos e vai jogar no Corinthians. Pelo time paulista Ronaldo conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil de 2009, sendo ele o protagonista de ambas.


Em 2010 ele o time corintiano falha no Projeto Libertadores e no Brasileirão e o ano passa em branco. Ronaldo apesar de visivelmente acima do peso consegue marcar 35 gols em 69 jogos, alguns deles simplesmente antológicos.

Após a eliminação do Corinthians na Libertadores desse ano ele decide encerrar sua carreira. Uma carreira marcada de gols, muitos espetaculares, cheia de voltas por cima surpreendendo a todos com sua garra e força de vontade.

Pela seleção ele conquistou duas Copas do Mundo, duas Copa América e uma Copa das Confederações além da medalha de bronze nas Olímpiadas de Atlanta. Marcou 62 gols em 97 jogos sendo 15 deles em Copas do Mundo o que faz dele o maior artilheiro em Copas de todos os tempos.

A frase pra mim que marca a carreira de Ronaldo foi dita por ele mesmo na sua coletiva onde ele diz: "...muitas derrotas, infinitas vitórias.." essa frase resume a carreira do FENÔMENO RONALDO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vale o Click...